guiFocus move o elemento cegui pra frente como se você tivesse clicado nele. No caso de editbox e memos, ele também coloca o cursor de digitação nele. Assim você não precisa clicar no campo de input antes de digitar, pois o cursor de texto já estará lá.
Um exemplo básico é este campo de texto aqui no fórum. Por padrão ele vem "fechado" quando você abre esta página. Então você precisa clicar nele para abrir e depois pode começar a digitar sua mensagem. O guiFocus faz isso no MTA, ele meio que "clica" no editBox para você poder digitar direto sem precisar clicar nele antes.
Ele também pode ser usado em janelas cegui que estejam sobrepostas. Use guiFocus na janela que deseja mover para frente como se clicasse nela. O guiFocus também é útil para mover para frente os elementos que você não consegue clicar pois tem algo na frente atrapalhando.
A função oposta ao guiFocus é o guiBlur. Normalmente só usamos isso em editFields e memos, para quando você quer parar de digitar neles, como se fosse clicar fora deles pro cursor de texto sair deles.
Você também pode usar guiBringToFront para mover um elemento gui para frente. Mas no caso de editBox e memos, o cursor de texto não aparece neles com essa função, sendo necessário clicar neles para poder digitar. Seu oposto é o guiMoveToBack, a diferença dele pro guiBlur, é que no caso de editBox e memos, o cursor de texto continua neles mesmo eles estando atrás de outros elementos gui.
Resumindo: guiFocus e guiBlur "clicam" e "desclicam" os elementos gui, além de movê-los para frente e para trás. Enquanto que guiBringToFront e guiMoveToBack apenas movem para frente ou para trás sem "clicar" nem "desclicar" neles.