Obrigado pelo elogio ao MTA.
Também já joguei no SAMP e concordo que no MTA vc tem a sensação de mais liberdade de criação do que no SAMP. Sem contar a falta de segurança que ocorre por lá, diversos hackers e tal.
Na verdade o chat do MTA pode ser configurado no cliente de cada jogador. Nele tem opções de fonte, tamanho, posição do chat, escala, efeitos e background do chatbox. Mas se vc quer forçar os jogadores do seu servidor a usarem um chat customizado por você, dai você precisará de um cliente customizado (Necessário saber programar em C++) o que não é recomendável, uma vez que as atualizações do MTA não funcionariam mais pra eles. O máximo que mudei no cliente foi a imagem da tela inicial, o resto nunca mexi. A princípio recomendo que você não siga por esse caminho. Sabemos que o Multi Theft Auto é open source, você pode mexer onde quiser no código-fonte dele. No entanto forçar os jogadores a baixar o seu cliente customizado não é uma boa ideia, considerando que a maioria joga em outros servidores também e seu cliente pode não funcionar neles. Alguns servidores por medidas de segurança (como o meu por exemplo) só liberam acesso aos jogadores que estão com o cliente mais atual do MTA, os que não estão são obrigados a atualizar para poder entrar.
O que daria pra fazer é você simplesmente cancelar o chat nativo do MTA, ocultá-lo e criar um novo do 0 com LUA.
showChat - Oculta/Mostra o chatbox do MTA. (o jogador ainda pode habilitá-lo novamente com /showchat então vc deve usar cancelEvent nesse comando para desabilitá-lo.)
Isso também é feito no MTA, mas eles mantém o chat nativo do MTA, eles apenas mexem nos outputs das mensagens, cancelando seu envio global e enviando somente para quem está próximo.
Procure por Chat Local.