yMassai Posted May 12, 2012 Share Posted May 12, 2012 (edited) Olá sou Ninguem peço que peguem leve comigo pois é uma tentativa de um segundo Tutorial, cá entre nós o primeiro não foi tão bom. Neste tutorial eu vou mostrar como criar uma Janela, um gui, e sua ativação sendo ela através de uma tecla, irei mostrar algumas funções que podem ser utilizadas, linguagem usada é a lua . Nesta primeira parte iremos trabalhar no gui, propriamente dito a janela e seus complementos adicionais. janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Esta função serve para criar uma janela. janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto. Utilizaremos logo após as funções complementares. guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável. guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI. guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI. Nesta primeira parte criamos a janela e adicionamos um Texto, através do guiCreateWindow para criar a janela e guiCreateMemo para criar uma caixa de edição. Utilizamos os nomes de "janelaWindow" para nomear a janela e "janelaTexto" para nomear a caixa de edição. Na segunda parte iremos fazer a janela aparecer e desaparecer através de uma tecla utilizando a função "bindKey", neste caso a tecla seria o "F2". function infoShow ( ) guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI. showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela. end bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada. Client janelaWindow = guiCreateWindow(350,250,450,320,"Exemplo",false) -- Janela janelaTexto = guiCreateMemo(20,40,420,260,"Texto Exemplo1",false,janelaWindow) -- Caixa de edição na qual pode se introduzir um texto. guiMemoSetReadOnly(janelaTexto,true) -- Esta função ira permitir só a leitura do texto introduzido no script, ou seja o conteúdo não é editável. guiWindowSetSizable(janelaWindow,false) -- Esta função habilita ou desabilita o redimensionamento do usuário de uma janela GUI. guiSetVisible(janelaWindow,false) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI. function infoShow ( ) guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI. showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela. end bindKey ( "F2","down", infoShow ) -- Liga-se a chave de um jogador para uma função de manipulador ou de comando, que será chamado quando a tecla é pressionada. Agora você vai ter uma janela de texto podendo ser visualizada no "F2". Espero ter ajudado em alguma coisa. Edited July 27, 2012 by Guest Link to comment
Stanley Sathler Posted May 12, 2012 Share Posted May 12, 2012 Muito boa iniciativa, Ninguem. Gostei do tutorial. Acho apenas que você poderia ter se aprofundado mais em cada parte do código, como por exemplo, na questão do bindKey(). De qualquer forma, é isso aí! Vamos esperar agora pela colaboração dos demais membros. E estarei no aguardo de novos tutoriais seu. 1 Link to comment
yMassai Posted May 14, 2012 Author Share Posted May 14, 2012 Alterarei o conteúdo postado logo, estou pensando em outros tutoriais mas até las veremos... Para tudo há seu tempo. Verifique se agora esta melhor... Link to comment
Snes Posted January 1, 2013 Share Posted January 1, 2013 Muito bom tutorial Ninguem _____________________________________________________________________________________________________________ Link to comment
RaceXtreme Posted January 7, 2013 Share Posted January 7, 2013 Ficou muito bom... gostei ^^ Quando o Wiki ficar pronto (e se ele ficar...), ele vai se tornar uma boa opção para tutoriais... isso se todos colaborarem para o texto ficar claro e rico em informações Link to comment
AzulBananaFosco Posted July 5, 2013 Share Posted July 5, 2013 Ficaria mais legal emvez de Bindkey usar um addCommandHandler Ficaria assim: function infoShow ( ) guiSetVisible ( janelaWindow, not guiGetVisible ( janelaWindow ) ) -- Esta função altera o estado de visibilidade de um elemento GUI. showCursor ( not isCursorShowing( ) ) -- Esta função é usada para mostrar ou ocultar cursor do jogador conforme o jogador abre e fecha a janela. end addCommandHandler ("exemplo", infoShow) -- Essa função permite que ao jogador digitar na Letra "T" /exemplo apareça a tabela Link to comment
yMassai Posted October 9, 2013 Author Share Posted October 9, 2013 minha ideia inicial não foi utilizar o comando "addCommandHandler" Link to comment
BruceWayne Posted March 12, 2019 Share Posted March 12, 2019 Desculpa a minha falta de sabedoria mais o que é "gui" ??? Eu não consegui achar o significado Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted March 12, 2019 Other Languages Moderators Share Posted March 12, 2019 1 hour ago, BruceWayne said: Desculpa a minha falta de sabedoria mais o que é "gui" ??? Eu não consegui achar o significado Cara, já é a segunda vez que vc revive tópicos antigos. Da próxima vez, crie um tópico na seção geral. Vídeo sobre as regras aqui: 1 Link to comment
Recommended Posts