Popular Post brunob22 Posted October 16, 2018 Popular Post Share Posted October 16, 2018 (edited) Olá talvez aqui voce entenda como brinca um pouco com ele e largar as db do proprio mta Bom primeiro vamos entender o SQL vamos usar aqui SQLITE e uma versao lite do SQL onde e possivel guarda as info em arquivo .db voce pode usar oque vou ensinar aqui em SQL tb primeiro vamos fazer a connecta ao banco db = dbConnect( "sqlite", "db/banco.db" ) não precisa ter o arquivo o, proprio mta cria ele para voce Agora vamos criar as TABELAS e suas COLUNAS dbExec(db, "CREATE TABLE IF NOT EXISTS SERVIDOR (CONTAPLAYER TEXT,SERIAL_PLAYER TXT,SENHA_PLAYER TEXT,DINHEIRO_PLAYER INT)") O codigo acima vai criar uma tabela chamda " SERVIDOR " com 4 colunas vamos entender os tipos de coluna que usei TEXT > E uma coluna do tipo TEXTO INT > E uma coluna do tipo NUMERO INTEIROS ex ( 1 | 33333 | 77777) como eu sei que o dinheiro do player e um numero inteiro botei INT voce não vai precisa coloca isso caso não queira. e melhor para o futuro e tals vou mostra aqui para voce algums argumento de consulta,alteração,e deletar dbQuery(db, "SELECT * FROM SERVIDOR") SELECT > SELECIONA * > TUDO FROM > DE SERVIDOR > NOME DA TABELA nessa ai vimos que eu mandei um comando falando para selecionar tudo da tabela SERVIDOR function SQLiteCall_SERVER () local SV = dbQuery(db, "SELECT * FROM SERVER") if SV then return SV end end aqui um ex de função que vai retorna a tabela selecionada Porem tem que ler ela de uma forma que voce pode ver os dados colocados nela function QualMeuDinheiro(source) local Serial = getPlayerSerial( source ) -- PEGANDO O SERIAL DO PLAYER QUE CHAMO A FUNÇÃO local banco = SQLiteCall_Fazendas() -- CHAMANDO A FUNÇÃO QUE SELECIONA O BANCO DE DADOS if banco then -- VERIFICA SE A TABELA QUE ELE PEGO EXISTE local p = dbPoll(banco,-1) -- BASICAMENTE ELA SERVER PARA RECEBER O RESULTADO DA TABELA for index , dados in ipairs(p) do -- AQUI ABRE A TABELA E TORNA O DADOS POSSIVEL DE LER if Serial == dados["SERIAL_PLAYER"] then -- AQUI TO COMPARANDO O SERIAL COM O DADO LA NO BANCO DE DADOS outputChatBox( "SEU DINHERO E :"..dados["DINHEIRO_PLAYER"],source,255,255,255,true) -- E AQUI FOI SELECIONADO O DINHEIRO DO PLAYER DA VERIFICAÇÃO ACIMA end end end end addCommandHandler( "meudinheiro",QualMeuDinheiro ) a função acima informa o dinheiro do player baseado oque tem no banco de dados essa parte dados["DINHEIRO_PLAYER"] "DINHEIRO_PLAYER" ea nome da coluna la na tabela Ok aqui voce aprendeu a ler os dados e exibir. Agora voce me pergunta e fazer update? dbExec(db, "UPDATE SERVIDOR SET DINHEIRO_PLAYER=? WHERE SERIAL_PLAYER=?",dinheiro,serial) UPDATE > FAZER ALTERAÇÃO SET > QUAL COLUNA DINHEIRO_PLAYER > O NOME DA COLUNA WHERE > E QUAL PARTE | isso que dizer que ele vai pesguisa no banco SERIAL_PLAYER > o nome da tabela que ele vai procura function MoneyMoney(source) local DINHEIRO_NOVO = 10000 local serial = getPlayerSerial( source ) dbExec(db, "UPDATE SERVIDOR SET DINHEIRO_PLAYER=? WHERE SERIAL_PLAYER=?",DINHEIRO_NOVO,serial) -- AQUI FOI FEITO ALTERAÇAO end addCommandHandler( "querodinheiro",MoneyMoney ) essa função faiz o update no banco de dados mais lembre-se se o player tem 50000 la no banco de dados e voce fizer update para 10000 o valor vai ser 10000 então para almenta ou diminuir faça a consulta no banco de dados dps some com o valor novo e assim faiz o update dbExec(db, "INSERT INTO SERVIDOR (CONTAPLAYER,SERIAL_PLAYER,SENHA_PLAYER,DINHEIRO_PLAYER) VALUES(?,?,?,?)",Conta,Serial,Senha,Dinheiro) INSERT > Inserir Into > Em Servidor > Nome da tabela function Megrava () local Conta = "OlaLogin" local Serial = "65D56AS45D5A45D56A4DADAD5A4D" local Senha = "1234b" local Dinheiro = 50000 dbExec(db, "INSERT INTO SERVIDOR (CONTAPLAYER,SERIAL_PLAYER,SENHA_PLAYER,DINHEIRO_PLAYER) VALUES(?,?,?,?)",Conta,Serial,Senha,Dinheiro) --/\ ? são o tanto de argumento que vai por -- end addCommandHandler( "gravar",Megrava ) Nessa parte eu to gravando os dados do player no banco de dados dbExec(db, "DELETE FROM SERVIDOR WHERE SERIAL_PLAYER=?", Serial) -- MESMA IDEIA DO UPDATE MAIS AQUI VOCE DELETA OS DADOS DE UM SERIAL X dbExec(db, "DELETE FROM SERVIDOR") -- AQUI VOCE DELETA TUDO QUE TEM NA TABELA SERVIDOR esse ai e para DELETAR elemento na tabela do banco de dados Eu acho que isso eu basico e todo que voce precisa saber sobre MYSQL qualquer outra duvida pode pergunta @DNL291 DNL se tiver erros de portugues que eu sei que tem kkkk pode corrigir e se tiver confuso pode da uma melhorada se possivel? acho que esse e um tutorial importante ^^ Edited October 16, 2018 by brunob22 3 1 Link to comment
DNL291 Posted October 17, 2018 Share Posted October 17, 2018 20 hours ago, brunob22 said: DNL se tiver erros de portugues que eu sei que tem kkkk pode corrigir e se tiver confuso pode da uma melhorada se possivel? acho que esse e um tutorial importante ^^ Que isso, o que importa é não interferir na interpretação de quem lê, erro de português não é algo anormal, na verdade a grande maioria sempre comete erros. 1 Link to comment
Jonas^ Posted October 18, 2018 Share Posted October 18, 2018 (edited) Enfim ja havia um post muito semelhante a esse que o colega @Lord Henry fez de qualquer forma ótimo tutorial... Edited October 18, 2018 by OverKILL Link to comment
brunob22 Posted October 19, 2018 Author Share Posted October 19, 2018 7 hours ago, OverKILL said: Enfim ja havia um post muito semelhante a esse que o colega @Lord Henry fez de qualquer forma ótimo tutorial... desculpe . mais ta com problema comigo? foi ver antes de cagar pelos dedos?? 2:28 DA MANHA MEIO DIA.. por favor.. olhar antes Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted October 19, 2018 Other Languages Moderators Share Posted October 19, 2018 (edited) Olá. Eu criei o tutorial depois do seu sim. Foi mais para demonstrar como fazer um tutorial bem feito e detalhado. Então postei o tutorial para servir de comparação com o seu. PORÉM A informação contida no meu tutorial já existia faz bastante tempo, eu apenas repostei e mudei algumas coisas pequenas. Fonte original: Edited October 19, 2018 by Lord Henry 1 Link to comment
Jonas^ Posted October 19, 2018 Share Posted October 19, 2018 (edited) 6 minutes ago, Lord Henry said: Olá. Eu criei o tutorial depois do seu sim. Foi mais para demonstrar como fazer um tutorial bem feito e detalhado. PORÉM A informação contida no meu tutorial já existia faz bastante tempo, eu apenas repostei e mudei algumas coisas pequenas. Fonte original: Era deste post mesmo que eu estava me referindo. 11 hours ago, brunob22 said: desculpe . mais ta com problema comigo? foi ver antes de cagar pelos dedos?? 2:28 DA MANHA MEIO DIA.. por favor.. olhar antes Talvez eu possa te indicar um oculista, até por que em nem um momento eu citei '' tópico '' e sim '' post '', peço que VOCÊ preste mais a atenção antes de sair '' cagando pelos dedos '' usando seu próprio termo ... e sim, tenho sim, você é muito arrogantezinho pro meu gosto... deveria olhar para si próprio. Edited October 19, 2018 by OverKILL Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted October 19, 2018 Other Languages Moderators Share Posted October 19, 2018 Galera, por favor. Não vamos ficar discutindo no tópico. Devemos resolver nossas diferenças por privado. Link to comment
Jonas^ Posted October 19, 2018 Share Posted October 19, 2018 (edited) 2 minutes ago, Lord Henry said: Galera, por favor. Não vamos ficar discutindo no tópico. Devemos resolver nossas diferenças por privado. Claro, peço desculpas pela minha atitude, dificilmente faço isso, mas ele me chamou muito atenção, encerrei por aqui. Edited October 19, 2018 by OverKILL Link to comment
brunob22 Posted October 19, 2018 Author Share Posted October 19, 2018 relaxa.. daqui a pouco eu apago isso.. ja que as crianças ficam enchendo a porra do saco.. deixa para o 'SENHOR' ai fazer por mim kkkkkkkkkkkkkkk Link to comment
[M]ister Posted October 19, 2018 Share Posted October 19, 2018 Realmente não sei o porque da discussão kkkkk, ambos são totalmente diferentes, cada um abordou um tipo de database (padrão/personalizada)… apesar das querys serem iguais os métodos de utilização mudam. O que importa é que ambos contribuíram, cada um do seu jeito! Só alguns detalhes: On 16/10/2018 at 02:28, brunob22 said: dbExec(db, "CREATE TABLE IF NOT EXISTS SERVIDOR (CONTAPLAYER TEXT,SERIAL_PLAYER TXT,SENHA_PLAYER TEXT,DINHEIRO_PLAYER INT)") O certo seria o tipo: TEXT e não TXT (Referência) Poderia ter comentado sobre dbPrepareString e dbFree que são fundamentais também. Deixo também alguns operadores muito utilizados: AND e OR LIKE LIMIT ORDER BY 1 Link to comment
brunob22 Posted October 20, 2018 Author Share Posted October 20, 2018 (edited) 7 hours ago, MaligNos said: Realmente não sei o porque da discussão kkkkk, ambos são totalmente diferentes, cada um abordou um tipo de database (padrão/personalizada)… apesar das querys serem iguais os métodos de utilização mudam. O que importa é que ambos contribuíram, cada um do seu jeito! Só alguns detalhes: O certo seria o tipo: TEXT e não TXT (Referência) Poderia ter comentado sobre dbPrepareString e dbFree que são fundamentais também. Deixo também alguns operadores muito utilizados: AND e OR LIKE LIMIT ORDER BY esses que mostrei sao os que eu uso e vou arruma o texto errado ali vlw EDIT: arrumado meu amigo.. pelo 1 venho comenta coisa que presta kkk Edited October 20, 2018 by brunob22 Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted October 20, 2018 Other Languages Moderators Share Posted October 20, 2018 (edited) 18 hours ago, MaligNos said: Deixo também alguns operadores muito utilizados: AND e OR LIKE LIMIT ORDER BY Tem também o IS NULL e o IS NOT NULL. Edited October 20, 2018 by Lord Henry Link to comment
Vazern Posted November 26, 2018 Share Posted November 26, 2018 Olá! Sei que já faz um tempo bom desde que postou o tópico, mas só gostaria de agradecer, comecei a aprender DB ontem, e graça a esse tutorial, e a outro gringo, me ajudou bastante, já consigo criar de tudo utilizando Database agora. Link to comment
brunob22 Posted November 27, 2018 Author Share Posted November 27, 2018 On 25/11/2018 at 22:57, VazErn said: Olá! Sei que já faz um tempo bom desde que postou o tópico, mas só gostaria de agradecer, comecei a aprender DB ontem, e graça a esse tutorial, e a outro gringo, me ajudou bastante, já consigo criar de tudo utilizando Database agora. opa ai sim ^^ Link to comment
BrunnoFdc Posted March 10, 2019 Share Posted March 10, 2019 (edited) Esse tópico tá tudo errado. SQLite não é uma versão Lite do SQL. Você sabe o que é SQL? E mais: Você também confunde MySQL com SQL e com SQLite. SQLite é uma biblioteca. Explicando de uma forma muito simples, ela permite implementar um pequeno banco de dados relacional dentro da própria aplicação, o que pode ser interessante para alguns casos, porque elimina a necessidade de executar um SGBD como o MySQL para lidar com uma quantidade pequena de dados. SQL é uma linguagem de consulta, usada em bancos de dados relacionais. Eles NÃO SÃO A MESMA COISA, portanto não é nada lúcido dizer que SQLite é uma versao "lite" do SQL. MySQL é um SGBD. Lembra que eu disse que o SQLite pode ser um substituto do SGBD? Pois é, então não dá pra misturar os dois dessa maneira. Ah, e não, o SQLite também NÃO É UMA VERSÃO LITE DO MYSQL. Sorry por reviver o tópico. Edited March 10, 2019 by BrunnoFdc Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted March 10, 2019 Other Languages Moderators Share Posted March 10, 2019 17 minutes ago, BrunnoFdc said: MySQL ou SQLite? Se decide. Um não é a mesma coisa que o outro. Este tutorial é em MySQL. 1 Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted March 10, 2019 Other Languages Moderators Share Posted March 10, 2019 (edited) 41 minutes ago, Lord Henry said: Este tutorial é em MySQL. Edit: Na verdade este tutorial é em SQLite. Mas ele usa sintaxes como dbConnect pois o exemplo se trata de banco de dados externo. Edited March 10, 2019 by Lord Henry Link to comment
brunob22 Posted March 10, 2019 Author Share Posted March 10, 2019 2 hours ago, BrunnoFdc said: Esse tópico tá tudo errado. SQLite não é uma versão Lite do SQL. Você sabe o que é SQL? E mais: Você também confunde MySQL com SQL e com SQLite. SQLite é uma biblioteca. Explicando de uma forma muito simples, ela permite implementar um pequeno banco de dados relacional dentro da própria aplicação, o que pode ser interessante para alguns casos, porque elimina a necessidade de executar um SGBD como o MySQL para lidar com uma quantidade pequena de dados. SQL é uma linguagem de consulta, usada em bancos de dados relacionais. Eles NÃO SÃO A MESMA COISA, portanto não é nada lúcido dizer que SQLite é uma versao "lite" do SQL. MySQL é um SGBD. Lembra que eu disse que o SQLite pode ser um substituto do SGBD? Pois é, então não dá pra misturar os dois dessa maneira. Ah, e não, o SQLite também NÃO É UMA VERSÃO LITE DO MYSQL. Sorry por reviver o tópico. oque um pouco de google e wiki não faiz kkkkkkkkkkkkk Link to comment
BrunnoFdc Posted March 11, 2019 Share Posted March 11, 2019 7 hours ago, brunob22 said: oque um pouco de google e wiki não faiz kkkkkkkkkkkkk Além desses dois, lhe recomendo também: w3schools e um dicionário. Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted March 11, 2019 Other Languages Moderators Share Posted March 11, 2019 Galera, vamos parar com o assunto Off-Topic fazendo favor. Se quiserem discutir mais, façam por mensagem privada. Link to comment
Recommended Posts