manawydan Posted April 25, 2013 Share Posted April 25, 2013 ola pessoal, estou aqui para fazer um tutorial simples, mas aprofundado. client function sound() local sound = playSound3D ("open.mp3", 212.19999694824, 1875.3000488281, 12.39999961853, false)--vamos criar o som. open é o nome dele. .mp3 é o formato, esses numeros são x, y, z, o local onde vamos criar o som setSoundMaxDistance ( sound, 10 )-- define a distancia maxima do som. sound = nome do som criado anteriormente. 10 é um numero que representa a distancia end addEvent( "playsound", true )--"Na função para criar um evento customizado (addEvent), o segundo argumento, que no caso está definido como true, é para permitir que este evento [ou event] seja chamado remotamente com as funções triggerClientEvent e triggerServerEvent". addEventHandler( "playsound", getRootElement(),sound )-- criamos o manipulador de eventos. playsound é o nome dele. sound é a função que esta anexada a ele. resumindo quando chamarmos o evento playsound, o evento playsound vai chamar a função sound criado por nois-- --[[ funções usadas playSound3D ( soundPath, x, y, z, [ looped ] ) cria um som em um certo local. soundPath = nome do arquivo do som. exemplo "som.mp3" x, y, z = posição em que o som sera criado. [ looped ] não é obrigatorio. ele define se o som vai se repetir. false = nao, true = sim ********** setSoundMaxDistance ( sound, distance ) coloca uma distancia maxima que o som podera ser ouvido. sound = o som que temos que criar e colocar em uma variavel. distance = distancia maxima. é um numero, o padrão é 10 ******** addEvent ( eventName [, allowRemoteTrigger ] ) cria um evento personalizado. eventName = nome do evento. exemplo "MeuExemplo" allowRemoteTrigger = define se o evento podera ser chamado remotamente com "triggerClientEvent" ou "triggerServerEvent". false = nao, true = sim ****** addEventHandler ( eventName, attachedTo, handlerFunction) cria um manipulador de evento. eventName = nome do evento. attachedTo = "O elemento que você deseja anexar o manipulador. O manipulador só será chamado quando o evento está ligado a é acionado para este elemento, ou um de seus filhos. Muitas vezes, isso pode ser o elemento raiz (ou seja, o manipulador será chamado quando o evento é acionado para qualquer elemento)." handlerFunction = função que ele vai executar. ]]-- Server gate = createObject(980, 212.19999694824, 1875.3000488281, 12.39999961853) -- 980 é o id do objeto, ja os outros numero sao as posicoes x y e z-- col = createColCuboid(205, 1870.3000488281, 9.39999961853, 14, 10,8) -- isso cria um cubo invisivel envolta do portao-- function hit(player) if getElementType(player) == "player" then -- se o elemento é um jogador entao-- moveObject(gate, 5900, 223.19999694824, 1875.3000488281, 12.39999961853) -- mover o portao, 5900 é o tempo em milisegundo para o portao se abrir-- triggerClientEvent ( "playsound", getRootElement()) -- aq um evento do client é chamado, no caso ele faz um som depois q o portao se abre-- end end addEventHandler("onColShapeHit", col, hit) -- ativa a função "hit" quando um elemento entra em um cubo. col = nome do cubo. function leave(player) if getElementType(player) == "player" then -- se o elemento é um jogador entao-- moveObject(gate, 5900, 212.19999694824, 1875.3000488281, 12.39999961853) -- depois q o jogador sai do cubo invisivel o portao volta a posicao inicial-- triggerClientEvent ( "playsound", getRootElement())-- aq chamamos o mesmo evento do client que no nosso caso ativa nosso som-- end end addEventHandler("onColShapeLeave", col, leave)-- ativa a função "leave" quando um elemento sai do cubo. col = nome do cubo. Link to comment
yMassai Posted May 26, 2013 Share Posted May 26, 2013 Olá, amigo creio que você não trabalhe com a função "portão", acho que ficaria melhor você colocar a função principal como titulo do tópico. Seria interessante você adicionar algumas observações fora do script. 1 Link to comment
manawydan Posted May 29, 2013 Author Share Posted May 29, 2013 obrigado pelo comentário, irei melhorar a explicação! 1 Link to comment
DNL291 Posted May 30, 2013 Share Posted May 30, 2013 Você não deve ter entendido o que o Ninguem quis dizer. O nome do tópico apenas com a palavra "Portao" não seria o correto para esse tutorial. Você poderia colocar um título mais formal. E colocar mais explicações fora do código. Eu concordo com o que ele disse. Grande parte do tutorial se concentra dentro do código, seria melhor colocar as explicações mais importantes fora do código, e deixar breves comentários pelas funções do código. Link to comment
ixjf Posted September 1, 2013 Share Posted September 1, 2013 Eu sinceramente não entendo esses tutoriais - a iniciativa é boa mas os tutoriais são muito básicos e não fazem sentido. Se você entender a linguagem, não tem nada específico em cada função que você tem que aprender, apenas usa de acordo com o que necessita. Se você não entender o uso da função - Google ou faz uma busca aqui nos fórums que você definitivamente vai encontrar. Link to comment
manawydan Posted September 4, 2013 Author Share Posted September 4, 2013 desculpe cara, faço tutoriais simples porque eu sei pouca coisa de script e de lua. Se você tiver tempo poderia fazer tutoriais avançados, poderia ajudar muitos inclusive eu obrigado! 1 Link to comment
Recommended Posts