Stanley Sathler Posted June 16, 2012 Share Posted June 16, 2012 Introdução Estava eu criando um resource novo quando precisei criar um Memo. Até aí tudo bem, afinal, o uso da função guiCreateMemo() é bastante simples. No entanto, por um instante pensei em mudar a cor do texto presente neste Memo, onde surgiu-me a dúvida: como proceder? Fui em busca pelo Fórum e, após usar a barra de pesquisa e não encontrar nenhum resultado, optei por perguntar. Foi quando o usuário SolidSnake me orientou sobre o uso da função guiSetProperty() Após ir à Wiki e pesquisar pela sintaxe da função, encontrei: bool guiSetProperty ( element guiElement, string property, string value ) Bom, o elemento (guiElement) eu tinha, claro. Porém precisava descobrir qual propriedade (argumento "property") eu precisaria usar para efetuar a alteração das cores. Segui então para este link, onde encontrei a propriedade NormalTextColour (categoria "Editbox"). Sendo assim, retornei à função: guiSetProperty( myGuiElement, "NormalTextColour", string value) Agora eis a questão: o que inserir no argumento "value"? Afinal, ele exige uma string, mas estamos acostumados a inserir cores usando três argumentos (r, g, b, referentes às cores RGB). Sendo assim, usamos então a função tocolor(r, g, b), onde nos é retornado uma string contendo o nome da cor (ou uma cor mais aproximada). Logo, apenas completei a função: guiSetProperty( myGuiElement, "NormalTextColour", tocolor(255, 0, 0) ) --Usei a cor "vermelha para exemplo" Finalizando Como podem ver, o uso é simples. Vocês também podem alterar outras propriedades, pesquisando-as no link citado anteriormente ou simplesmente clicando aqui ------------------------- Qualquer dúvida ou sugestão, use este mesmo tópico para tal. =) @Autor: Stanley Sathler @Agradecimentos: SolidSnake, por apresentar a função e me orientar nos passos iniciais Link to comment
yMassai Posted June 22, 2012 Share Posted June 22, 2012 Interessante seu Tópico mas me restaram algumas duvidas, quando você se refere a função guiSetProperty() você fala que ela é um auxiliar ou um complementador e você cita o um exemplo com ligação com a função guiCreateMemo(), seria propriamente dito somente para a função guiCreateMemo ou a função guiSetProperty também age em conjunto com a função guiCreateLabel? Se não servir de conjunto seria bom você acrescentar neste tópico alguma nota sobre a função guiCreateLabel em relação a guiSetProperty. Link to comment
Anderl Posted June 22, 2012 Share Posted June 22, 2012 A função guiCreateLabel e guiCreateMemo são totalmente diferentes. Mas, guiSetProperty funciona com todos os elementos da CEGUI. Você pode ver todas as propriedades no GUIEditor. Link to comment
Stanley Sathler Posted June 23, 2012 Author Share Posted June 23, 2012 Como dito pelo Draken, o guiSetProperty() pode ser aplicado para todos os elementos da CEGUI (ou melhor dizendo, todos os elementos GUI). O link postado no tópico possui todas as propriedades para todos os elementos. Link to comment
Recommended Posts