Doongogar Posted April 30, 2023 Share Posted April 30, 2023 eu queria saber qual a diferença de uma linha com ou sem parenteses, geralmente eu uso sem por não saber como usar ou para que usar darei exemplos: addEventHandler("onPlayerVehicleEnter", root, function(veh, seat) if getElementModel(veh) == 540 then -- sem parenteses print("oi") end end) addEventHandler("onPlayerVehicleEnter", root, function(veh, seat) if (getElementModel(veh) == 540) then -- com parenteses print("oi") end end) Link to comment
Rougue90 Posted May 1, 2023 Share Posted May 1, 2023 Acredito que não faça diferença nenhuma, mas sim quando for quando for usar os operadores OR e AND, acredito que fica mais facil de visualizar as comparações separadamente. Mas em si, a utulização de com ou sem os parenteses, não tenha nenhum efeito prático na leitura do script. Novamente, não tenho certeza, mas o que eu acredito que seja. Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted May 1, 2023 Other Languages Moderators Share Posted May 1, 2023 Algumas linguagens de programação obrigam o uso do parênteses mesmo se for condição única, mas não é o caso da linguagem Lua, você pode declarar a condição sem os parênteses. Você só vai precisar colocar parênteses em condições compostas com AND ou OR em que a ordem de leitura importa. Vou dar um exemplo. local var1, var2, var3 = 1, 2, 3 if var1 == 4 and (var2 == 2 or var3 == 3) then --if false and (true) then --if false then print("False.") elseif var1 == 4 and var2 == 2 or var3 == 3 then -- if false and true or true then -- if false or true then -- if true then print("True.") end Da mesma forma que funciona em operações matemáticas, o parênteses dá prioridade para o que está dentro dele ser resolvido primeiro. local var1 = 5*2+2 -- 10+2 = 12 local var2 = 5*(2+2) -- 5*(4) = 20 print(var1, var2) Link to comment
Doongogar Posted May 2, 2023 Author Share Posted May 2, 2023 9 hours ago, Lord Henry said: Algumas linguagens de programação obrigam o uso do parênteses mesmo se for condição única, mas não é o caso da linguagem Lua, você pode declarar a condição sem os parênteses. Você só vai precisar colocar parênteses em condições compostas com AND ou OR em que a ordem de leitura importa. Vou dar um exemplo. local var1, var2, var3 = 1, 2, 3 if var1 == 4 and (var2 == 2 or var3 == 3) then --if false and (true) then --if false then print("False.") elseif var1 == 4 and var2 == 2 or var3 == 3 then -- if false and true or true then -- if false or true then -- if true then print("True.") end Da mesma forma que funciona em operações matemáticas, o parênteses dá prioridade para o que está dentro dele ser resolvido primeiro. local var1 = 5*2+2 -- 10+2 = 12 local var2 = 5*(2+2) -- 5*(4) = 20 print(var1, var2) eu não entendi muito bem, teria como explicar sem valores ou números e sim com situações do próprio mta? Link to comment
Recommended Posts