Jump to content

Recommended Posts

  • Other Languages Moderators

O que é espaçamento?

Termo genérico cujo significado varia dependendo do contexto. Na programação, se refere aos espaços dados no início das linhas para definir os escopos das funções e condições. Normalmente são dados 4 espaços de uma vez. Utiliza a tecla SPACE.

O que é tabulação?

É o termo usado para atribuir espaços no início das linhas com a tecla TAB do teclado em vez do SPACE. Ao apertar TAB, ele insere um espaço único e grande, seu tamanho varia de acordo com o programa que está sendo usado para escrever o script. Ele pode ter o tamanho de 2, 4, 8 espaços.


Quando usar cada tipo? E por quê?

A tabulação é mais comum e útil em textos normais, como redação por exemplo. Utilizada para dar aquele espaço no início da primeira linha de um parágrafo no tamanho exato. É melhor e mais fácil do que ficar contando uma quantidade exata de espaços.

Já na programação, você deve configurar o editor de scripts para inserir espaçamentos em vez de tabulações ao apertar a tecla TAB para evitar tabulações no script. É preferível o uso de espaços pois estes possuem sempre o mesmo tamanho, independente do editor de scripts que você use para ler seu código. Já a tabulação possui diferentes tamanhos dependendo de onde o código estiver sendo mostrado.

Vou mostrar um exemplo prático do que acontece se você usar tabulação em um script em vez de espaços.

Como ele está no editor de scripts: (notepad++)

image.png.e38453eac1e1e5a8521b9f944e423c17.png

Como ele aparece no fórum:

function QualquerCoisa()
	print("tabulação")
    print("espaçamento")
end

No script acima, ambos aparecem com o mesmo tamanho (4 espaços) no editor de scripts. Mas no fórum, a tabulação assume o tamanho de 8 espaços, o que acaba ficando grande demais e diferente do espaçamento. (selecione o script acima com seu mouse e veja como a seleção se comporta, perceba que antes do primeiro print, existe 1 único espaço grande, é uma tabulação. E no segundo print temos 4 espaços.)

Essa diferença de espaços prejudica a indentação do script, que acaba ficando ilegível. Normalmente acontece quando o script tem partes de código copiadas de algum lugar com uma forma e o resto programado pelo usuário de outra forma.

Você não é obrigado a programar com espaços, mas é preferível que se use espaços do que tabulações para evitar diferenças de tamanhos. Usar espaçamentos em vez de tabulações é considerada uma boa prática de programação, assim como a indentação.


Curtiu este conteúdo? Achou ele útil para você ou para alguém? Deixe seu like neste tópico clicando no coração abaixo. \/

Edited by Lord Henry
  • Like 1
Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...