Matteo Posted September 10, 2021 Share Posted September 10, 2021 Opa, sou recente jogador de mta e, tenho uma grande dúvida sobre a linguagem .lua, eu sou especializado na linguagem Python e, não sei nada sobre a linguagem .lua que é a linguagem usada no app de vocês. A linguagem .lua é uma linguagem única ou pode colocar códigos em Python dentro da linguagem .lua? Desde já agradeço. Link to comment
Matteo Posted September 11, 2021 Author Share Posted September 11, 2021 Existe admin on nesse fórum? Link to comment
KronoS Lettify Posted September 12, 2021 Share Posted September 12, 2021 On 10/09/2021 at 19:17, Matteo said: Opa, sou recente jogador de mta e, tenho uma grande dúvida sobre a linguagem .lua, eu sou especializado na linguagem Python e, não sei nada sobre a linguagem .lua que é a linguagem usada no app de vocês. A linguagem .lua é uma linguagem única ou pode colocar códigos em Python dentro da linguagem .lua? Desde já agradeço. Não há meio simples para isso. Lua é a linguagem básica para o funcionamento dos resources no MTA. Você pode usar SDK para aperfeiçoar isso, por exemplo: PHP SDK - Multi Theft Auto: Wiki 1 Link to comment
Other Languages Moderators androksi Posted September 13, 2021 Other Languages Moderators Share Posted September 13, 2021 Olá! Seja bem-vindo(a) ao fórum. Lua é uma linguagem de programação, você não pode utilizar outras linguagens dentro dela. A propósito, Lua é apenas um requisito para você iniciar seus scripts. Na minha visão, o que você precisa dominar de fato é a sintaxe do MTA, isto é, entender como as funções e eventos funcionam. Uma vez que tenha entendido, fica bem mais fácil criar as coisas. Novamente: Lua, como linguagem de programação dentro do jogo, é apenas entender o básico. Como você já tem experiência em Python, acredito que será bem tranquilo, pois a lógica você possui. Ainda assim, mesmo a linguagem Lua não sendo compatível com outras, você pode integrar muitas coisas; como aplicativos externos, por exemplo, usando Node.js. O MTA:SA te oferece muitas ferramentas para que isso seja possível. Além do mais, Lua é bem forte quando se trata de tabelas. Ainda mais em um jogo. Deixo abaixo alguns links/tópicos importantes sobre como e por onde começar: Entenda a Wiki do MTA:SA Importante para conhecer os parâmetros e sintaxe das funções. Tutorial sobre Lua aqui, no MTA:SA Também importante para se familiarizar com o MTA:SA. Lista de vídeos feita por um membro da comunidade Os vídeos são para quem está de fato começando agora a programar aqui, no MTA:SA. 1 Link to comment
Matteo Posted September 14, 2021 Author Share Posted September 14, 2021 Obrigado pela ajuda de todos. Link to comment
Recommended Posts