Jump to content

Ética na venda de script


Boechat

Recommended Posts

Boa noite a todos, já faz um tempo que eu venho estudando programação de scripts para MTA e tudo mais e me apareceu uma oportunidade de venda de script. Isso não é o meu foco, mas já que apareceu essa oportunidade de descolar uns trocado, quero prover um bom serviço para o cliente. Quem é mais experiente nessa área de venda de script, pode me dar uns conselhos? Por exemplo:

- Até onde o devo me prolongar o suporte com o script?

- Média de preços. Sei que varia muito de acordo com o trabalho, mas se puder me dar uma média de valores de um script simples, mediano e um mais trabalhoso, só pra eu me basear

- Depois de vendido, o comprador pode divulgar o script? Há um modo de proteger o script sem ser compilando?

Ou qualquer outra coisa que sirva de ajuda nessa questão de venda de script.

 

@Lord Henry sei que você mantém uma planilha de scripters confiáveis, tenho certeza que entende sobre isso, se puder dar uma força pra eu não vacilar em nenhum ponto com o cliente eu agradeço muito!!! 

 

Edited by Boechat
Link to comment
  • Other Languages Moderators
30 minutes ago, Boechat said:

- Até onde o devo me prolongar o suporte com o script?

Se o script vendido é a pronta-entrega: O suporte deve cobrir bugs que o resource possa ter até que ele atenda completamente o objetivo que ele propõe. Nada além disso.
Se o script vendido é customizado/exclusivo: É necessário atender todos os objetivos solicitados pelo cliente. Para isso, é necessário que todos os objetivos estejam bem esclarecidos antes da entrega do resource, para evitar que o cliente peça novos objetivos do resource após a entrega.

36 minutes ago, Boechat said:

Média de preços.

Os preços variam de acordo com a complexidade do resource, tempo que demorou para desenvolver, qualidade da otimização, qualidade da programação (sem erros nem warnings no debugscript), suporte pós venda, exclusividade, importância do resource como um todo.
Como base, recomendo o seguinte:

  • Resources simples = R$25,00 (Empregos de dirigir até tal lugar, sempre no mesmo lugar. Painel VIP. Painel de corp/gangue. Mapas sem nenhum sistema ou no máximo um sisteminha simples de abrir/fechar portão.)
  • Resources intermediários = R$50,00 (Empregos que exigem múltiplas ações do jogador, ex: Vai até um lugar, faz tal coisa e depois precisa ir até outro lugar. Scripts que precisam de algum painel um pouco mais elaborado, como painel de policial para buscar/multar/prender jogadores. Mapas que possuam sistemas intermediários de proteção da base, painel de gerenciamento.)
  • Resources avançados = R$100,00 (Sistemas de segurança que envolvam fetchRemote ou banco de dados, sistema de casas gerenciáveis.)
  • Resources extremamente complexos = R$200,00 (Sistema de dominação de zonas que funciona com banco de dados, timers, pagamentos aos membros das equipes dominantes, pontuação em tempo real durante o conflito de ataque/defesa de zonas, veículos/pickups/teleportes exclusivos das zonas, sistema de salvamento automático, áudios, colShapes, radarAreas, mensagens e informações em DX, etc. Tudo sem bugs ou erros.)
1 hour ago, Boechat said:

Depois de vendido, o comprador pode divulgar o script? Há um modo de proteger o script sem ser compilando?

Depende dos termos que você estabeleceu com ele. Se for um script exclusivo pro cliente, se ele vazar é problema dele e o script deixará de ser exclusivo. Se for um resource a pronta-entrega, dai não se pode vazar.
Até hoje não existe nenhum método infalível de proteger os scripts. Ainda mais sem ser compilando. Um método bem comum é proteger o resource via IP para que ele só funcione no IP do cliente. Mas nada adianta se o script não estiver compilado.

------

Sempre deixe seus termos bem claros e acessíveis na sua loja. Não deixe brechas para interpretações do cliente que busquem te prejudicar. Deixe claro as opções de suporte, garantia, trocas, reembolsos para evitar que os clientes tentem te dar calote.

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
33 minutes ago, Lord Henry said:

Se o script vendido é a pronta-entrega: O suporte deve cobrir bugs que o resource possa ter até que ele atenda completamente o objetivo que ele propõe. Nada além disso.
Se o script vendido é customizado/exclusivo: É necessário atender todos os objetivos solicitados pelo cliente. Para isso, é necessário que todos os objetivos estejam bem esclarecidos antes da entrega do resource, para evitar que o cliente peça novos objetivos do resource após a entrega.

Os preços variam de acordo com a complexidade do resource, tempo que demorou para desenvolver, qualidade da otimização, qualidade da programação (sem erros nem warnings no debugscript), suporte pós venda, exclusividade, importância do resource como um todo.
Como base, recomendo o seguinte:

  • Resources simples = R$25,00 (Empregos de dirigir até tal lugar, sempre no mesmo lugar. Painel VIP. Painel de corp/gangue. Mapas sem nenhum sistema ou no máximo um sisteminha simples de abrir/fechar portão.)
  • Resources intermediários = R$50,00 (Empregos que exigem múltiplas ações do jogador, ex: Vai até um lugar, faz tal coisa e depois precisa ir até outro lugar. Scripts que precisam de algum painel um pouco mais elaborado, como painel de policial para buscar/multar/prender jogadores. Mapas que possuam sistemas intermediários de proteção da base, painel de gerenciamento.)
  • Resources avançados = R$100,00 (Sistemas de segurança que envolvam fetchRemote ou banco de dados, sistema de casas gerenciáveis.)
  • Resources extremamente complexos = R$200,00 (Sistema de dominação de zonas que funciona com banco de dados, timers, pagamentos aos membros das equipes dominantes, pontuação em tempo real durante o conflito de ataque/defesa de zonas, veículos/pickups/teleportes exclusivos das zonas, sistema de salvamento automático, áudios, colShapes, radarAreas, mensagens e informações em DX, etc. Tudo sem bugs ou erros.)

Depende dos termos que você estabeleceu com ele. Se for um script exclusivo pro cliente, se ele vazar é problema dele e o script deixará de ser exclusivo. Se for um resource a pronta-entrega, dai não se pode vazar.
Até hoje não existe nenhum método infalível de proteger os scripts. Ainda mais sem ser compilando. Um método bem comum é proteger o resource via IP para que ele só funcione no IP do cliente. Mas nada adianta se o script não estiver compilado.

------

Sempre deixe seus termos bem claros e acessíveis na sua loja. Não deixe brechas para interpretações do cliente que busquem te prejudicar. Deixe claro as opções de suporte, garantia, trocas, reembolsos para evitar que os clientes tentem te dar calote.

Muito obrigado mesmo, cara! Você me deu um norte nessa questão, ajudou muito mesmo!

Link to comment
  • 4 weeks later...

O que vou dizer e fora do contexto  dessa discussão... mas e importante que se lembre que agora ou no futuro o conhecimento pra criar script veio provavelmente de uma fonte gratuita da internet , outrora o senhor cobrar pelos seus serviços e no minimo  injusto ... o compartilhamento desse conhecimento no meu ponto de vista deveria ser para aumentar a comunidade e criar mais programadores.

Não leve pro pessoal mas e algo a refletir, esses compilados dificultam muito a vida de quem quer  criar um servidor , por isso a pirataria tem se intensificado pois e revoltante pagar por algo que muitos conseguem de graça, abraços.

Link to comment
  • Other Languages Moderators

Na verdade a compilação veio justamente como uma resposta à pirataria. Antes disso o pessoal costumava publicar seus resources de graça e descompilados no community. Dai a galera começou a repostar em outros sites pra gerar receita com anúncios, alguns até mudavam os créditos do desenvolvedor original e tudo mais sem autorização. Então os desenvolvedores pararam de desenvolver de graça e se fecharam para somente scripts pagos.

Cobrar pelo serviço é sim justo, pois da mesma forma que um engenheiro que estudou precisa cobrar pelo serviço que faz, os programadores e desenvolvedores do MTA também podem. A questão não é apenas do vazamento, a questão é que o mínimo de respeito por quem desenvolveu os caras não se prestam a ter, que é de pelo menos manter os créditos originais.

E quem quer criar um servidor bom de verdade, só tem 2 caminhos: Ou estuda bastante pra desenvolver os próprios mods, ou paga alguém que faça. Se for usar resources vazados como os outros, será apenas mais um servidor genérico como os outros.

  • Like 2
Link to comment
  • 4 weeks later...
On 19/04/2021 at 12:03, Rivera said:

O que vou dizer e fora do contexto  dessa discussão... mas e importante que se lembre que agora ou no futuro o conhecimento pra criar script veio provavelmente de uma fonte gratuita da internet , outrora o senhor cobrar pelos seus serviços e no minimo  injusto ... o compartilhamento desse conhecimento no meu ponto de vista deveria ser para aumentar a comunidade e criar mais programadores.

Não leve pro pessoal mas e algo a refletir, esses compilados dificultam muito a vida de quem quer  criar um servidor , por isso a pirataria tem se intensificado pois e revoltante pagar por algo que muitos conseguem de graça, abraços.

Entendo seu ponto de vista mas não concordo. Eu compartilho o conhecimento que eu venho adquirindo nos últimos meses, tenho mais de 150 respostas aqui no fórum ajudando as pessoas e não tenho a mínima obrigação de fazer isso, faço por prazer mesmo. Fazer um script dá trabalho e leva tempo (um script otimizado e sem bugs mais tempo ainda)... Se qualquer um que estuda uma profissão, seja médico ou pedreiro, cobra pelos seus serviços, por que um desenvolvedor não pode? Você pode ir na internet ou ler um livro para aprender a levantar um muro, o conhecimento está aí, nem por isso o pedreiro vai construir sua casa de graça.

Tem diversos scripts gratuitos na comunidade, quem paga por script é porque quer uma coisa específica e de qualidade, que logicamente não encontrou de forma gratuita na internet. Se não houvessem pessoas para vender esses scripts com certeza teriam menos servidores bons online e consequentemente menos players e a comunidade de MTA com certeza seria mais fraca. Essa é minha opinião :)

Edited by Boechat
Link to comment
  • Other Languages Moderators
On 20/04/2021 at 10:06, Lord Henry said:

Cobrar pelo serviço é sim justo, pois da mesma forma que um engenheiro que estudou precisa cobrar pelo serviço que faz, os programadores e desenvolvedores do MTA também podem. A questão não é apenas do vazamento, a questão é que o mínimo de respeito por quem desenvolveu os caras não se prestam a ter, que é de pelo menos manter os créditos originais.

Concordo plenamente. Inclusive, vai da índole de cada um. Se a pessoa pegou código vazado e usou no resource ou só editou algumas coisas, traduziu - o que acontece pra caramba - é problema dela. A gente pode fazer nada. Quem desenvolve de maneira digna, aprendeu, se esforçou, tem que cobrar sim. E um valor justo ao esforço.

Se você não quer pagar pelo serviço: aprenda e faça você mesmo. Simples assim. ?

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...