MatheusNs Posted April 20, 2020 Share Posted April 20, 2020 Fala galera, como vão? Sou novo aqui no MTA e estou seguindo algumas dicas de praticar e estudar o Wiki-MTA. Como não tenho ninguém para me ensinar, estou tentando fazer um script que, ao verificar que o player não tem CNH desligue o carro. Meu código está assim: function obtercnh(player) -- Ele obtem CNH ao entrar no marker if getElementData(player, "cnh") == false then setElementData(player, "cnh", true) outputChatBox("Você obteve sua CNH!") end end addEventHandler("onMarkerHit", mCnh, obtercnh) function jogarFora(player) -- Ele joga a CNH fora if getElementData(player, "cnh") == true then setElementData(player, "cnh", false) outputChatBox("Você jogou sua CNH fora!") else outputChatBox("Você não tem CNH para jogar fora!") end end addCommandHandler("jogar", jogarFora) function desligarCarro(player) -- Deveria desligar o carro que o player está caso ele não tenha CNH if getElementData(player, "cnh") == false then playerVehicle = getPedOccupiedVehicle(player) setVehicleEngineState(playerVehicle, false) end end addEventHandler("onPlayerVehicleEnter" , getRootElement (), desligarCarro) Alguém consegue me ajudar por gentileza? Obs: Sou iniciante então deve ser algo bem simples mas estou a 2 dias e não consigo saber o que é pois não dá erro... Desculpem e obrigado. Link to comment
_Ace Posted April 20, 2020 Share Posted April 20, 2020 de uma olhada em https://wiki.multitheftauto.com/wiki/OnPlayerVehicleEnter veja que o primeiro argumento ali onde vc deixou 'player' é na verdade o veiculo que foi entrado, pra acessar o player use source pra esse evento, isso tbm ta especificado na wiki, outro detalhe que sugiro adicionar é fazer a checagem só pro banco do motorista, senão quem entrar de passageiro sem cnh vai desligar o carro.. function desligarCarro(carro,assento) if not getElementData(source, "cnh") and assento==0 then--se nao tiver elementdata cnh e estiver no banco do motorista (assento 0) setVehicleEngineState(carro, false) end end addEventHandler("onPlayerVehicleEnter" , getRootElement (), desligarCarro) 1 Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted April 20, 2020 Other Languages Moderators Share Posted April 20, 2020 Ou troque o evento "onPlayerVehicleEnter" por "onVehicleEnter". Dai o primeiro parâmetro segue sendo o jogador. 1 Link to comment
MatheusNs Posted April 20, 2020 Author Share Posted April 20, 2020 (edited) Galera, muito obrigado pela ajuda! Estou muito feliz em ver as coisas andando. Grato pela ajuda de vocês! Como que eu sei o que usar no "()"? Por exemplo source no lugar de "player"? Devo abrir um novo tópico para isto? Outra coisa, na linha: if not getElementData(source, "cnh") and assento==0 then--se nao tiver elementdata cnh e estiver no banco do motorista (assento 0) Como que o sistema sabe que "assento" é a posição do player no carro? Edited April 20, 2020 by MatheusNs Link to comment
Other Languages Moderators Lord Henry Posted April 20, 2020 Other Languages Moderators Share Posted April 20, 2020 Sim, abra um novo tópico. 1 Link to comment
Recommended Posts