Jump to content

[Ajuda/Duvida] sobre ENDs

Recommended Posts

Galera, estou tentando criar um comando /meurank, que mostre o respectivo rank da pessoa (grupo na acl), mas estou com duvida em quantos ENDs devo botar, pelo o que eu pensava era apenas um para o IF, e o outro para fechar tudo, mas ta dando erro dizendo que falta ENDs, ja coloquei eles por tudo mas sempre da o erro: expected end...

function meurankatual(thePlayer) 
    accountname = getAccountName(getPlayerAccount(thePlayer)) 
    if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Soldado")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Soldado#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00100-200#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Cabo")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Cabo#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00200-300#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Sargento")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Sargento#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00300-400#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Tenente")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Tenente#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00400-500#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Capitao")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Capitão#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00500-600#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Coronel")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Coronel#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00600-700#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else if isObjectInACLGroup("user." .. accountname, aclGetGroup("Marechal")) then 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Marechal#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF00800-1000#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    else 
        outputChatBox ( "Seu rank atual é:#00FF00 Recruta#FFFFFF || Bonus por hora: #00FF0050-100#FFFFFF$", player, 255, 255, 255, true ) 
    end 
end 
addCommandHandler("meurank", meurankatual) 

Podem me ajudar? Obrigado

Olá Felipe, quando é aberto uma função EX:

function name() 
--suas funções 
end -- fechando a função 

e quando inicia uma IF é assim EX:

if variavel < 0 then 
end 

no caso do else if ela não precisa fechar, porque já tem 1ª if iniciada na primeira linha

no caso o else if, não está abrindo. apenas ( abre if e fecha if ) ( elseif não precisa de ser fechada )

Obs: esse é o meu modo de explicar, quem souber explicar melhor, sinta-se a vontade :wink:

end só é usado para fechar uma function() ou um if ( elseif e else estão dentro do if, então n precisam de outro end ), Veja o exemplo:

var = 0 

function valorVar () 
    if var == "oi" then 
    -- tudo abaixo daqui estará dentro do if acima, entao elseif's e else n precisam de outro end 
       print ( "oi" ) 
    elseif var == "tchau" then 
       print ( "tchau" ) 
    else 
       print ( "nem oi nem tchau, "..var ) 
    -- tudo acima daqui n estará mais dentro do if  
    end -- end para fechar o if e tudo que tiver dentro 

if 1 + 1 == 2 then -- aqui criamos outro if, que precisa ser fechado tbm, pois n esta dentro do outro if 
        print ( "1+1 == 2" ) 
        if 2 + 4 == 24 then 
            -- aqui criamos outro if, como ele não é elseif nem else, precisa ser fechado 
            print ( "conta totalmente errada" ) 
        end -- fechando  
    end -- fechando 
end -- end para fechar a função 

o problema no seu codigo é que vc em vez de digitar elseif digita else if, então vc cria outro if dentro do else, igual essa parte do meu exemplo:

if 1 + 1 == 2 then 
    print ( "1+1 == 2" ) 
    if 2 + 4 == 24 then 
        -- aqui criamos outro if, como ele não é elseif nem else, precisa ser fechado 
        print ( "conta totalmente errada" ) 
    end -- fechando  
end -- fechando 

sou ruim com explicações mas deve ter dado para entender.