Jump to content

Duvidas entre client e server..

Recommended Posts

Posted

Ola mais uma vez

Bom, venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês para entender umas diferenças :roll:

Alguém me poderia esclarecer qual a diferença entre um script server de um client ?? :|

Eu penso que nos casos as alterações são feitas a níveis de servidor e de jogador como por exemplo a função moveObject que server para clientside e serverside ... Eu acho que se for colocada em um script client, o determinado objeto só se moveria para o jogador que acionou a função e se fosse colocado em um script server ele moveria o objeto a nivel do servidor inteiro ou seja para todos os jogadores... Estou certo????? :roll:

Antes de mais obrigado a todos que me tentarão esclarecer essa duvida que acho fundamental... :D

Posted
Eu penso que nos casos as alterações são feitas a níveis de servidor e de jogador como por exemplo a função moveObject que server para clientside e serverside ... Eu acho que se for colocada em um script client, o determinado objeto só se moveria para o jogador que acionou a função e se fosse colocado em um script server ele moveria o objeto a nivel do servidor inteiro ou seja para todos os jogadores... Estou certo????? :roll:

Está correto.

No caso da função compartilhada (client & server) que você citou, ela estando no lado client, o arquivo de script será baixado pelo client que entrou no servidor e, estando no lado server, o script será executado diretamente pelo servidor sem a necessidade de baixar o script afim de executá-lo.

As funções do lado client são executadas apenas para o jogador local, é uma execução individual, que se você quiser executar para todos os jogadores (ou determinados jogadores) caso seja necessário, terá que acionar a determinada função através do lado server com triggerClientEvent.

O lado server é algo global, que ao contrário do client, já será executado para todos os jogadores do servidor.

Posted

Pocha muito obrigado mesmo!!

Isso me ajudou a esclarecer muita coisa... :P

Espero que este topico possa ajudar também ao pessoal de fora. :D

Até mais!! :)