Jump to content

MTA crashando? Leia aqui primeiro!


Recommended Posts

Se o seu MTA crasha na inicialização ou durante o jogo, primeiro você deve visitar a lista de tipos de crash conhecidos (link) ou por meio do spoiler no final deste post e procure pelo crash correspondente ao seu offset (exemplo: "Offset = 0x003F0BF7"> copie e procure por 0x003F0BF7). Caso seu crash específico esteja listado na tabela, o motivo desse crash e as informações de solução são fornecidas nessa página, logo após o offset.

Observação: a maioria das pessoas pensará "Ah não, provavelmente não é relevante para mim", mas crashs listados com motivos conhecidos, juntos, representam 85% de todos os crashs do MTA em todo o mundo, e a maior parte do suporte é solicitada para crashs já esclarecidos. Portanto, para obter uma correção mais rápida, recomendamos realmente seguir esta etapa.

Se seu crash não estiver listado, baixe e execute o MTADiag e siga as instruções. Se o MTADiag não for executado para você, baixe e instale o Visual C++ 2017 runtimes (usando este link, o download é iniciado automaticamente)

Em seguida, crie um tópico nesta seção (Ajudas relacionadas ao MTA:SA (Cliente/Servidor)) e publique qualquer URL do Pastebin que o MTADiag fornecer a você.

Se por algum motivo o MTADiag não funcionar, faça o seguinte antes de criar um novo tópico: 

  • Instale a última versão do MTA:SA
  • Instale a última versão do DirectX runtime, usando a opção para instalá-lo automaticamente, que deve ser habilitada bi instalador do MTA

Se instalá-los não resolver o problema, tente:

  • Exclua o arquivo gta_sa.set localizado em GTA San Andreas User Files em sua pasta/biblioteca de Documentos (usuários do Windows Vista e 7) ou o diretório Meus Documentos (usuários do Windows XP)
  • Verifique no diretório de instalação do GTA San Andreas se há o D3D9.dll. Se estiver presente, exclua-o.
  • Certifique-se de que sua instalação do GTA San Andreas não seja modificada de forma alguma. Se for - desinstale e reinstale o GTA San Andreas antes de instalar o MTA: San Andreas. Embora o MTA possa lidar bem com a maioria dos mods, isso excluirá a chance de que algum mod esquisito esteja causando problemas sem que seja necessário um longo processo de solução para determinar qual mod específico é o culpado. Observe que quanto mais (tipo de) mods você tiver, maior será o risco de problemas de estabilidade; O MTA tem uma alta tolerância para coisas com as quais não foi projetado para ser compatível, mas tem seus limites. 
  • Não podemos garantir suporte se você estiver usando uma instalação modificada enquanto tiver problemas. 

Inclua também quaisquer mensagens de erro que possam aparecer quando o MTA:SA crashar; copie e cole o log de crash ou tire um print/screenshot.

Obrigado!

Observação: se você quiser ler mais sobre o MTADiag ou relatar problemas ao usar esta ferramenta, acesse aqui: https://forum.multitheftauto.com/topic/32071-mtadiag-diagnostic-tool-for-mtasa-support-section-information/

 

Tópico original criado em inglês aqui, graças ao Towncivilian!


A página da wiki está offline? Você também pode ver as informações no spoiler abaixo:

Spoiler
Offset(s) Significado
0x00134134
Modelo ruim ou GTA3.img corrompido. Instale o GTA sem modificações para verificar ou, no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido.

Nota para proprietários de servidores e modeladores: se você abrir o crash dump (.dmp) como texto com o bloco de notas e procurar a palavra-chave `CEntity_GetBoundRect - No collision for model` você pode identificar o ID do modelo ruim.

0x00348CF4
Causado por s0beit d3d9.dll
0x003F0C37
0x003F0BF7
Modelo de veículo ruim. Instale o GTA sem modificações para verificar ou, no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido.
0x003C91CC
0x003C920C
Falta de memória de vídeo. Isso pode acontecer em servidores com mods não otimizados e scripts (defeituosos) que abusam da memória de vídeo, ou mesmo quando você tem uma placa de vídeo poderosa, caso as coisas em um servidor sejam extremamente não otimizadas fazendo com que ele comece a atingir os limites do GTA. Se você tiver uma placa de vídeo poderosa e mais jogadores sofrerem com esse tipo de crash, informe o proprietário do servidor sobre esse problema, pois provavelmente significa que seus scripters & designers não sabem o que estão fazendo. Mais informações estão disponíveis nestes links do fórum: aqui e aqui (caso de exemplo)
0x00357DEC
Sem memória de vídeo (provavelmente).
0x003F5A3A
Crash de memória, geralmente acontece em servidores altamente não otimizados. Pode ser resultado de falta de memória de vídeo ou o atingimento de limites técnicos de uso de RAM, mas mais frequentemente uma combinação de ambos. Entre em contato com o dono do servidor e peça uma otimização, ou encontre outros servidores para jogar. 
0x004A1ED4
Sem memória do sistema (RAM)
0x011630F8
0x011630FE
0x01162FE3
0x011630F2
Este crash é resultado de problemas com a colisão de modelos. Pode ser devido a colisões não otimizadas que seu PC (ou limites técnicos do MTA, devido a mods ruins de servidores) não consegue lidar, ou devido a colisão de modelos corrompidas. Ainda não sabemos muito sobre todas as circunstâncias relacionadas a esse crash. Nosso primeiro conselho seria garantir que seu GTA não seja modificado e, caso contrário, pedir ao proprietário do servidor para identificar e resolver os problemas com colisão de modelos ruins/não otimizados.
0x00137D6E
Sem memória do sistema (RAM). Isso coincide com o carregamento de colisões; o risco de obter esse travamento é alto ao entrar em um servidor com muitos mods com um PC fraco e uma quantidade pequena de memória.

Para resolver esse crash, cuidado com os servidores em que você está jogando (em relação a otimização) ou obtenha um PC mais rápido. Subtipo de "Ficando sem memória (Running out of memory)": na maioria das vezes, um resultado direto da falta de espaço de endereço, portanto, atualizar para o Windows 64 bits pode resolvê-lo

0x0014F406
Possivelmente "Ficando sem memória (Running out of memory)": um resultado direto da falta de espaço de endereço, portanto, atualizar para o Windows 64 bits pode resolvê-lo.
0x00171A10
Às vezes, ao entrar em um servidor, talvez esteja relacionado a mods ruins do servidor.
0x000C9F98
Possivelmente modelo ou textura de skin ruim (mods de roupas para diversas skins, como o CJ).

Instale o GTA sem modificações para verificar ou no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e desativar mods em tais skins, ou qualquer recurso que manipule roupas ou acessórios de pedestres. 

0x00349B7B
Modelo de skin ruim. Instale o GTA sem modificações para verificar ou no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod de skin corrompido

Informações para modeladores e proprietários de servidores: corrupção na hierarquia da animação no DFF da skin do pedestres ou na configuração dos ossos

0x00165096
Modelo ruim (contendo uma colisão de modelo corrompido). Instale o GTA sem modificações para verificar ou no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido.

Informações para modeladores e proprietários de servidores: corrupção em uma ou várias esferas de colisão (ou seu raio) dentro do modelo DFF. 

0x001D6E6A
Ou falta de memória de vídeo ou modelo/textura ruim.

Informações para modeladores e proprietários de servidores: caso a culpa seja de um modelo, a corrupção está na estrutura "prelit" (Cores noturnas) do modelo. Peça ao seu modelador para recriar o prelit.

0x000DFE92
0x000DFF90
Mods de som ruins ou driver/dispositivo de áudio com defeito. Instale o GTA sem modificações para verificar ou atualize seus drivers de áudio.

O problema geralmente é conhecido por arquivos de áudio totalmente ausentes ou esvaziados/corrompidos (como em \Rockstar Games\GTA San Andreas\audio > SFX ou outra subpasta), então você pode, alternativamente, restaurar um backup.

Não use re-packs 'comprimidos' do GTA, estes tendem a ter arquivos de áudio recortados. 

0x000CFCD6
Falha de alocação como resultado da (re)conexão com servidores após uma longa sessão de jogo em um servidor com más práticas em seus scripts (abusando de RAM e funções de animação).

Este crash pode ser 'corrigida' (evitado) pelo MTA no futuro, estamos trabalhando nisso! Está relacionado a animações na memória e limpeza delas. 

0x00771848
Crash devido a problemas com arquivos de dados do GTA (o MTA não consegue abri-los, o que pode significar que eles estão corrompidos/modificados e incompatíveis ou ausentes)

Instale o GTA sem modificações para verificar 

0x001B6B2F
Crash devido a um problema com o arquivo DATA\DEFAULT.DAT ou DATA\CARCOLS.DAT na pasta de instalação do GTA (pode estar ausente ou modificado/corrompido).

Instale o GTA sem modificações para verificar

0x003EC9DA
Crash possivelmente devido a um problema com o arquivo ANIM\PED.IFP na pasta de instalação do GTA (pode estar ausente ou modificado/corrompido).

Instale o GTA sem modificações para verificar 

0x003F18CF
0x003F190F
Modelo ruim. Instale o GTA sem modificações para verificar ou, no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido.

Esse crash foi evitado (corrigida pelo MTA), mas devido a limitações técnicas ainda ocorrerá para usuários do Windows XP.
Informações para modeladores e proprietários de servidores: devido à natureza da corrupção, o modelo apresenta um risco de crash, que pode acontecer a qualquer momento quando próximo dele. 

0x0019BD39
Modelo ruim. Instale o GTA sem modificações para verificar ou, no caso de mods do servidor, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido.

Esse crash geralmente ocorre quando você dispara uma arma enquanto o modelo corrompido é transmitido (fisicamente próximo). 

0x000C9691
Modelo de veículo ruim ou ausente. Isso geralmente acontece quando você exclui um modelo do seu GTA3.img sem restaurar o original ou colocar outro modelo em seu lugar. Ou quando o DFF não é um arquivo de modelo válido.

Restaure o GTA3.img ou instale o GTA sem modificações para verificar e, se isso não funcionar, peça ao proprietário do servidor para identificar e substituir o mod corrompido, pois também pode ser um modelo ruim (ou um script desonesto, diga-lhes isto: lida com tipos de veículos, variantes, upgrades etc, de maneira imprópria) 

0x0000F67C
0x0000F663
Modelos personalizados que não funcionam com sombras volumétricas. Corrija os modelos ou desative as sombras volumétricas em Configurações->Vídeo.
0x00423FD0
Mods ruins para o GTA ou GTA3.img corrompido. Reinstale o GTA (com uma versão limpa e original) para resolver este crash. Observação: crash conhecido em cópias e torrents piratas do GTA, devido a arquivos .dat, .col e .ipl ausentes, ruins ou corrompidos (mods pré-instalados). O MTA suporta apenas a versão original do GTA comprada legalmente. 
0x000A2CF3
Arquivo effects.fxp na pasta GTA San Andreas\models corrompido, ausente ou modificado. Se restaurar esse arquivo para o original não corrigir o crash, use o GTA não modificado, pois também pode ser relacionado devido a arquivos de dados do GTA (aqueles que têm a ver com efeitos). 
0x001A49D4
Mod ruim (player.img personalizado no GTA San Andreas\models). Restaure o player.img para o original ou use o GTA não modificado.

Observação: este crash também pode ser acionado quando um jogador com modelo do CJ (ou roupas do CJ) aparecem na sua tela, em um servidor em que você está jogando. O seu player.img personalizado não pode lidar com isso e causará um crash.

 

  • Like 2
Link to comment
  • DNL291 pinned this topic
14 minutes ago, DNL291 said:

Boa. Fica uma sugestão para quem quiser também traduzir a página da Wiki Famous crash offsets and their meaning.


A propósito, o tópico mencionado em "Observação:" não deveria ser este: https://forum.multitheftauto.com/topic/32071-mtadiag-diagnostic-tool-for-mtasa-support-section-information/ ?

 

Eu não me importo de traduzir o restante da página, se necessário. E sobre o link, eu devo ter duplicado o link quando mencionei o tópico original, então acabo de corrigir isso. Obrigado pelas palavras e obrigado por notar!

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...