Jump to content

[Dúvida]

Recommended Posts

Posted

Olá a todos, sou novo aqui, assim como também sou novo com Lua e MTA, venho diretamente de outras linguagens de programação e jogos que eu desenvolvia online.
A minha dúvida é sobre um funcionamento específico, cujo ainda não entendi como aplicar, usando como base a linguagem Pawn, utilizada no SAMP, descreve-se o seguinte:

Vou criar um sistema de admins, para isso basta criar uma Array, e como lá, tudo depende do ID do jogador, usaria apenas este acesso, e algum valor para definir algo, por exemplo:
Cargo[ID DO JOGADOR] = 3, com isso era possível associar valores a jogadores específicos.

Porém, claramente no MTA é diferente, não estou querendo comparar os dois nem nada, apenas entender como funciona tal esquema aqui.
Lendo através de alguns tópicos, descobri que existe o getElementData e o setElementData, o problema é que não entendi como funciona exatamente (mesmo lendo a Wiki), vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

Não quero códigos prontos nem nada, apenas uma explicação e uma direção de como deve ser feito corretamente no MTA usando Lua, porque no momento estou perdido neste fator.

Posted
23 minutes ago, iPollo said:

descobri que existe o getElementData e o setElementData, o problema é que não entendi como funciona exatamente (mesmo lendo a Wiki), vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

elementData é um "banco de dados"  temporário.
se caso queira criar um sistema com um salvamento mais seguro. pode usar

setAccountData
getAccountData

claramente que existem outros "Bancos" como SQLite e MySQL

• Thanks 1
Posted
2 hours ago, iPollo said:

vamos supor que eu queira um sistema de cargo, como mencionado acima, como deveria ser feito?

Bom, caso você queira compartilhar essa informação para diversos mods você usa o elementData, caso for usar as informações apenas no mesmo mod, recomendo usar tabela. Nesse seu sistema eu suponho que vá querer que seja compartilhado, então vou explicar como funciona o elementData.

Você vai usar o setElementData para setar o valor no jogador.

No primeiro argumento vai o elemento do jogador, no segundo o nome da key, e no terceiro o valor.

Exemplo:

setElementData(source, "Equipe", "Administrador")

Agora o jogador está setado como "Administrador" na "Equipe"

Para utilizar:

getElementData(source, "Equipe")

--	Exemplo de uso:
outputChatBox(""..getElementData(source, "Equipe"))

--Vai retornar: Administrador

Não sei se deu para entender, mas qualquer dúvida só comentar aqui.

• Like 1
  • Thanks 1
Posted
1 hour ago, Tommy. said:

Bom, caso você queira compartilhar essa informação para diversos mods você usa o elementData, caso for usar as informações apenas no mesmo mod, recomendo usar tabela. Nesse seu sistema eu suponho que vá querer que seja compartilhado, então vou explicar como funciona o elementData.

Você vai usar o setElementData para setar o valor no jogador.

No primeiro argumento vai o elemento do jogador, no segundo o nome da key, e no terceiro o valor.

Exemplo:

setElementData(source, "Equipe", "Administrador")

Agora o jogador está setado como "Administrador" na "Equipe"

Para utilizar:

getElementData(source, "Equipe")

--	Exemplo de uso:
outputChatBox(""..getElementData(source, "Equipe"))

--Vai retornar: Administrador

Não sei se deu para entender, mas qualquer dúvida só comentar aqui.

Entendi sim, muito obrigado.