Jump to content

Recommended Posts

Olá, eu tenho uma dúvida sobre MTA.

Eu vim do SA:MP para o MTA com a intenção de abrir um servidor, eu realmente não gosto de PAWN e fiquei maravilhado ao ver que Lua e C++ é usado no MTA, as possibilidades são infinitas, e sinceramente sinto que a plataforma é mais bem feita, porém surge uma dúvida em minha mente.

É possível fazer alterações no que se refere ao chat do MTA? Eu aprendi Lua no Tibia onde para fazer essa alteração seria necessário fazer um cliente próprio com alterações nas sources, imagino que aqui não seja o mesmo, porém essa é minha dúvida.

No SA:MP há servidores que ao você apertar T, toda sua mensagem será global, e há servidores que você aperta T e digita sua mensagem, apenas quem está nas próximidades poderá ler o que você tem a dizer, podendo ser extendida essa distância com comandos que simulam um grito, enviada apenas para um jogador na sua proximidade através de um comando de sussurro, você também pode falar baixo para encurtar ainda mais a distância da sua fala porém para que todos possam ouvir.

Minha dúvida é se isso é possível aqui, eu realmente procurei bastante e não encontrei nada especifico ou mesmo um servidor com um sistema assim ou parecido, eu descobri o MTA a cerca de três horas, para alguns isso pode ser uma dúvida de um leigo e realmente é, porém eu apreciaria uma resposta de alguém mais experiente, o MTA permite que você faça alterações no chat?

Link to comment
  • Other Languages Moderators
8 hours ago, Sphynx said:

eu realmente não gosto de PAWN e fiquei maravilhado ao ver que Lua e C++ é usado no MTA, as possibilidades são infinitas, e sinceramente sinto que a plataforma é mais bem feita

Obrigado pelo elogio ao MTA.
Também já joguei no SAMP e concordo que no MTA vc tem a sensação de mais liberdade de criação do que no SAMP. Sem contar a falta de segurança que ocorre por lá, diversos hackers e tal.

8 hours ago, Sphynx said:

É possível fazer alterações no que se refere ao chat do MTA? Eu aprendi Lua no Tibia onde para fazer essa alteração seria necessário fazer um cliente próprio com alterações nas sources, imagino que aqui não seja o mesmo, porém essa é minha dúvida.

Na verdade o chat do MTA pode ser configurado no cliente de cada jogador. Nele tem opções de fonte, tamanho, posição do chat, escala, efeitos e background do chatbox. Mas se vc quer forçar os jogadores do seu servidor a usarem um chat customizado por você, dai você precisará de um cliente customizado (Necessário saber programar em C++) o que não é recomendável, uma vez que as atualizações do MTA não funcionariam mais pra eles. O máximo que mudei no cliente foi a imagem da tela inicial, o resto nunca mexi. A princípio recomendo que você não siga por esse caminho. Sabemos que o Multi Theft Auto é open source, você pode mexer onde quiser no código-fonte dele. No entanto forçar os jogadores a baixar o seu cliente customizado não é uma boa ideia, considerando que a maioria joga em outros servidores também e seu cliente pode não funcionar neles. Alguns servidores por medidas de segurança (como o meu por exemplo) só liberam acesso aos jogadores que estão com o cliente mais atual do MTA, os que não estão são obrigados a atualizar para poder entrar.


O que daria pra fazer é você simplesmente cancelar o chat nativo do MTA, ocultá-lo e criar um novo do 0 com LUA.

showChat - Oculta/Mostra o chatbox do MTA. (o jogador ainda pode habilitá-lo novamente com /showchat então vc deve usar cancelEvent nesse comando para desabilitá-lo.)

9 hours ago, Sphynx said:

No SA:MP há servidores que ao você apertar T, toda sua mensagem será global, e há servidores que você aperta T e digita sua mensagem, apenas quem está nas próximidades poderá ler o que você tem a dizer, podendo ser extendida essa distância com comandos que simulam um grito, enviada apenas para um jogador na sua proximidade através de um comando de sussurro, você também pode falar baixo para encurtar ainda mais a distância da sua fala porém para que todos possam ouvir.

Isso também é feito no MTA, mas eles mantém o chat nativo do MTA, eles apenas mexem nos outputs das mensagens, cancelando seu envio global e enviando somente para quem está próximo.

9 hours ago, Sphynx said:

Minha dúvida é se isso é possível aqui, eu realmente procurei bastante e não encontrei nada especifico ou mesmo um servidor com um sistema assim ou parecido, eu descobri o MTA a cerca de três horas, para alguns isso pode ser uma dúvida de um leigo e realmente é, porém eu apreciaria uma resposta de alguém mais experiente, o MTA permite que você faça alterações no chat?

Procure por Chat Local.

  • Thanks 1
Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...